top of page

3 curiosidades sobre a Nova Zelândia antes de embarcar

Certamente você já ouviu que a Nova Zelândia é um país de beleza exuberante localizado na Oceania que abriga uma grande diversidade dos esportes mais radicais conhecidos e cenário de grandes sucessos do cinema. Mas tem fatos que ninguém te conta. Confira agora o que há de mais interessante e curioso sobre um dos países mais admirados do mundo!

- A população neozelandesa é heterogênea e bem diversificada.

Digamos que dá até para considera-la quase uma extensão da Ásia. Pelo menos nos grandes centros urbanos, a diversidade é bem clara e os chineses, japoneses e coreanos lideram o ranking de imigrantes que vão pra ficar e se miscigenar com a população europeia. Os Maoris também tem sua influência já que seus traços bem demarcados tornam visíveis suas características nativas próprias. De uns tempos pra cá a proporção sul-americana também tem crescido e ganhado bastante espaço nessa mistura. E, ah, a foto acima é um cumprimento utilizado pelos Maoris.

- Auckland não é a capital da Nova Zelândia.

É isso mesmo. Apesar de comportar grande parte do que acontece no país economicamente e culturalmente e ser a cidade mais populosa, Auckland não é a capital. Oficialmente esse título pertence a Wellington, que também é um grande centro urbano mas não tão conhecido.

- O país é uma monarquia até os dias de hoje.

Para ser mais exatos, a Nova Zelândia é uma monarquia constitucional parlamentarista que tem como monarca Isabel ll do Reino Unido. Além dessa representação, também há um governador-geral e um primeiro ministro. Por isso é que sempre vemos visitas da família real ao país e o estabelecimento de relações em geral com o Reino Unido.

- As multas de trânsito são aplicadas ao cidadão.

Esquece essa de que é culpa do motorista se alguém no automóvel estiver sem cinto de segurança. Muito menos será ele quem vai pagar a autuação. Na Nova Zelândia quem paga a multa é o indivíduo infrator e os motoristas agradecem. Lembre-se: entrou no carro, cinto de segurança pra já!

- A questão dos animais domésticos é levada ao pé da letra.

Você provavelmente nunca verá algum cão ou qualquer outro animal abandonado pelas ruas. No máximo algum gato circulando, mas pode ter certeza que ele tem dono.

- Você pode encontrar “Fish ‘n’ chips” e sushi em toda e qualquer esquina. Fish ‘n’ chips é a famosa refeição que combina peixe e batata fritos com muitas calorias e que pode ser consumida naqueles intervalos em que não há muito tempo para comer. O sushi já foi incorporado no cardápio kiwi por causa da influência japonesa que alcançou a gastronomia.

- Pedestres são tratados como tais.

Faixas de pedestre são cautelosamente respeitadas e estão sempre no lugar aonde você precisa fazer uso delas. Às vezes é necessário paciência para esperar a sua hora de atravessar, mas para a garantia da própria segurança vale esperar uns segundinhos a mais.

- Nada de bebida alcóolica em vias públicas.

Na maioria dos locais públicos existem placas que explicitam a não permissão do consumo de bebida alcóolica ali. E o mesmo vale para menores que tentam comprar ou até mesmo acompanham segundos na compra de bebidas. É tudo levado à risca, portanto, nem tente se não está afim de arrumar confusão.

- A atual melhor seleção de rúgbi é da Nova Zelândia e não é famosa apenas pelo esporte.

O All Blacks é conhecido mundialmente por ser uma seleção forte e ter conquistado espaço jogando com muita raça, e é sinônimo de orgulho para neozelandeses. Mas a Haka, uma dança tipicamente Maori que eles fazem antes de dar início ao jogo, pode-se dizer que é tão famosa quanto a seleção ao demonstrar o vigor e furor dos jogadores diante da outra equipe. É de arrepiar!

- Um dia pode conter as 4 estações do ano. Geralmente todos os dias.

Bem como em algumas regiões do Brasil, o clima na Nova Zelândia é daqueles bem imprevisíveis e você pode encarar sol, chuva, umidade e ventos fortíssimos em um mesmo dia. Aliás quase todos os dias tem uma amostrinha de todas as estações do ano.

- Saia de casa como quiser. Ninguém tem tempo nem paciência para preconceito.

Este é um fato que costuma causar estranhamento nos brasileiros. Na Nova Zelândia você pode sair de meia para ir ao supermercado, colocar aquele chapéu mexicano mesmo que não esteja fazendo tanto sol, colocar aquela saia hippie que você sempre quis usar com uma blusa de paetês fluorescentes, usar aquele chinelo velho de anos atrás e ninguém vai reparar em você. Por outro lado, se você sair todo arrumado, de terno e gravata rumo à qualquer evento mais arrumado ninguém vai te olhar mesmo assim. As pessoas tem mais com o que se preocupar e geralmente não julgam pela aparência. Bom né?

- Não jogue o lixo no chão. Mas não jogue mesmo!

Primeiramente por questão de educação. Os kiwis não prestam atenção em você até que cometa uma infração dessas. Antes que a sua embalagem de chocolate ou qualquer outra coisa atinja o chão, eles já estarão te julgando e encarando de maneira estranha. Além disso, você pode ter que desembolsar até $5000 por depositar lixo em local público. Por isso, pense bem antes de deixar aquele papelzinho cair acidentalmente nas vias públicas, como os brasileiros tem o costume de fazer. Aliás, é só olhar que sempre vai ter uma lixeira pertinho de você.

- É um “país bebê” mais maduro do que muitos antigos por aí.

Considerado o país mais recente do mundo, a Nova Zelândia surpreende ao estar perto do topo em rankings como qualidade de vida, salários justos, e um dos melhores destinos para estudar inglês e desenvolver seu conhecimento. Sem dúvidas que é o país dos sonhos e proporciona com louvor o que há de melhor em cultura, desenvolvimento e tecnologia aliado a bem-estar familiar e profissional.

É claro que um dos maiores prazeres de viajar é descobrir e se surpreender. Então, listamos aqui algumas das curiosidades para você ir se familiarizando, mas muito melhor é ter a sua experiência e depois nos contar o que mais te impressionou na Nova Zelândia! Sua oportunidade de expandir horizontes e se encantar pela diversidade e autenticidade começa aqui!

Stéfany Freu




1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page